Pesquisar no site


Contato

Secretaria Paroquial
QNM 29 Módulo K
Cep: 72215-290
Ceilândia Sul - DF
facebook oficial: https://www.facebook.com/paroquia.santoantonio.503/?ref=hl

Fone (fax): (61) 3373-3218
Celular: (61)

E-mail: psantonio.ceilandia@gmail.com

Advento, Tempo de espera e oração.

30/11/2014 08:25

Arquidiocese de Brasília

Neste domingo, 30 de novembro, a Igreja inicia o Tempo do Advento.  Advento vem do latim adventum que significa vinda ou chegada referindo-se às quatro semanas antes do Natal e marca o início do Ano Litúrgico.

O advento é dividido em quatro semanas, que tem como finalidade ajudar os fiéis a se prepararem para o Natal e, ao mesmo tempo, para a segunda vinda de Cristo. Durante este tempo a cor litúrgica é o roxo e não se canta o Hino de Louvor (o Glória). O altar deve ser ornamentado com moderação, como também, os instrumentos musicais, para não antecipar a alegria própria do Natal.

“É um tempo de alegria por sabermos que o Senhor veio a este mundo para nos salvar, porém, também é tempo de vigilância e oração, preparando os nossos corações enquanto aguardamos esperançosos o Senhor que virá uma segunda vez”, falou pe. Paulo Alves, pároco da paróquia Santo Inácio de Loyola, na Samambaia.

 

Coroa do Advento

A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Ela tem formato circular e sua cor expressa esperança e vida que convida todos à alegre vigilância Na confecção da coroa são usados ramos de pinheiro e cipreste, estas árvores possuem ramos que não perdem suas folhas no outono e estão sempre verdes, mesmo durante no inverno, ou seja, mesmo em tempos difíceis. Os ramos verdes são sinais da vida que resiste; sinais da esperança.

Além disso, a coroa é envolvida com uma fita vermelha que lembra o amor de Deus que nos envolve e nos foi manifestado pelo nascimento de Jesus. Na coroa são colocadas quatro velas referentes a cada domingo que antecede o Natal. Em alguns lugares costumava-se usar três velas na cor roxa e uma vela na cor rósea, referindo-se ao terceiro domingo do Advento, no qual é celebrado o “Domingo Gaudete” – o Domingo da Alegria.

O terceiro domingo do advento inicia com a seguinte proclamação: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”. Fazendo uma menção a segunda vinda do Senhor. Atualmente, muitos lugares usam cores diferentes para cada vela.

 

Diácono Valney