Pesquisar no site


Contato

Secretaria Paroquial
QNM 29 Módulo K
Cep: 72215-290
Ceilândia Sul - DF
facebook oficial: https://www.facebook.com/paroquia.santoantonio.503/?ref=hl

Fone (fax): (61) 3373-3218
Celular: (61)

E-mail: psantonio.ceilandia@gmail.com

Primeiros mártires nascidos no Brasil podem ser canonizados pelo Papa em 2017.

06/11/2015 11:10

ACI - Os Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, conhecidos como Protomártires do Brasil, podem ser canonizados em 2017, quando o Papa Francisco deve retornar ao Brasil por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. O anúncio foi feito pelo Arcebispo de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha, em coletiva de imprensa na terça-feira, 3/11/15. O Arcebispo esteve em Roma e participou de uma audiência com o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, no dia 27 de outubro. Na ocasião, abordou a possível canonização destes que serão os primeiros mártires santos nascidos em território brasileiro.“Desde agosto, vínhamos mantendo contato com o Cardeal Dom Cláudio Hummes, que nos informou que o Papa pretende canonizar os Mártires mais antigos, não só os nossos, mas mártires de outras partes do mundo também”, afirmou Dom Jaime.Ele informou que o Cardeal Amato lhe mostrou “um escrito do Papa pedindo que o processo de canonização fosse agilizado”.

De acordo com o Prelado, a Arquidiocese começará a intensificar as providências solicitadas pelo Cardeal Amato, que sinalizou a possibilidade de o Papa Francisco canonizar os Mártires Potiguares, em 2017, em sua provável viagem ao Brasil.

Os Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados por São João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, no ano 2000. Sua história remonta ao período em que holandeses calvinistas ocuparam territórios do nordeste do país, entre 1630 e 1654. Na época, quiseram obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo e proibiram a celebração da Santa Missa. Foi nesse contexto que, em 1645, católicos do Engenho de Cunhaú foram martirizados durante a Celebração Eucarística, de maneira violenta. Três meses depois, o caso voltou a se repetir em Uruaçu com crueldade ainda maior. Segundo relatos, nessa ocasião, o camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado pelas costas, mas, antes de morrer pôde gritar em alta voz: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.

Capelinha de Fátima

Durante a coletiva, o Dom Jaime Vieira Rocha anunciou ainda que recebeu autorização para construir em Natal (RN) uma réplica da Capelinha das Aparições de Nossa Senhora de Fátima no Parque das Dunas, zona norte da capital potiguar. Também no fim de outubro, o Arcebispo esteve em Fátima, Portugal, “com a finalidade de ter um contato com Dom Antônio Marto, Bispo de Leiria-Fátima”. "Recebemos dele a autorização para construirmos aqui, no Parque das Dunas, zona norte de Natal, a réplica da capelinha das aparições de Nossa Senhora de Fátima”, contou o Prelado. Segundo ele, Dom Antônio Marto também presenteou o Santuário de Fátima, em Natal, com uma imagem da Virgem de Fátima.

Diácono Valney